Comecei mandando e-mail para a pesquisadora que eu gostaria de trabalhar desenvolvendo um plano de pesquisa complementar ao meu projeto de doutorado para concorrer em um edital do Santander e do CNPq quatro dias antes do término das inscrições. Mas eu tive um pouco de sorte em ser respondida rapidamente e já tinha tido contado com minha orientadora quando ela veio para o Brasil fazer uma visita ao laboratório que eu desenvolvo meu doutorado (Laboratório de Silvicultura Tropical - LASTROP).
Outras instituições de fomento lançam editais para alunos de mestrado, doutorado e graduação fazerem intercambio fora do Brasil, entre elas, CAPES, FAPESP e outras dependendo do estado em que vive.
Vários documentos foram providenciados para inscrição nos editais SANTANDER e CNPq, entre eles, o projeto a ser desenvolvido em Wageningen University, ficha de inscrição, concordância do orientador do Brasil, carta de aceite da instituição estrangeira, carta de aceitação do orientador do exterior e etc. Se precisarem do modelos, podem entrar em contato comigo.
O resultado da seleção saiu dia 28 Junho de 2017 para fazer o intercâmbio de Agosto a Novembro de 2017. Precisei resolver tudo rapidamente e fazer os cálculos de quanto eu precisaria para viver lá e para quanto tempo o dinheiro que o Santander disponibilizou cobriria meus gastos.
Então pesquisei preços de:
- local para morar;
- bilhetes aéreos e terrestres;
- alimentação;
- transporte local;
- inscrições e taxas da Wageningen University;
- visto: como eu vou ficar apenas 3 meses não foi necessário e como vou trabalhar como pesquisadora convidada não precisou de licença para trabalho também.
- seguro de vida / saúde.
Não foi fácil pesquisar tudo isso e ter certeza dos preços, por isso não se desespere e vá fazendo aos poucos.
Então vamos começar com as dicas!


Nenhum comentário:
Não é permitido fazer novos comentários.