Existem várias formas de locomoção na Europa e na Holanda não é diferente. A extensão da malha viária e ferroviária é bem maior do que em outros países da Europa, o que acaba facilitando o transito das pessoas.
Site da empresa Connexxion: https://www.connexxion.nl/
Para onde devo ir de ônibus:
A forma mais barata de viajar pela Europa é de ônibus, mas a qualidade das estradas nem se compara com as do Brasil, são muito melhores. Então se você estiver com o dinheiro meio contado e quiser economizar muitos euros,precisa ter paciência e aproveitar os finais de semana, as folgas e os feriados (coisa rara na Holanda).
Umas das dicas nos sites que eu visitei, é pegar o onibus da Eurolines de preferencia a partir de Utrecht ou Arnhem, dependendo do destino escolhido.
Site da Eurolines: http://www.eurolines.nl/en/
Existe mais um problema em Wageningen, não há partidas de ônibus da Eurolines, apenas conexões regionais que levam às cidades vizinhas (Arnhem, Utrecht, Veenendaal, Tiel, Ede). Exemplo: Uma passagem de ônibus a partir de Utrecht para Paris pode custar 28 euros ida e volta, ou seja, considerando a passagem de ônibus Wageningen-Utrecht, 5,40 euros ida e volta, o gasto total de uma viagem para Paris será de 33,40 euros por pessoa; para Londres, também a partir de utrecht, ida e volta, 31 euros (+ 5,40, total 36,40 euros).
Para onde devo ir de trem:
Para viagens dentro da Holanda, para destinos como Amsterdam, Haia (Den Haag), Rotterdam, Delf, Maastrich, etc, a melhor opção mesmo é viajar de trem, especialmente para os que fizerem o cartão da NS, que pode dar até 40% de desconto em viagens dentro da Holanda e 15% em outros países (a verificar em cada caso). Para verificar os horários, tempo de viagem e valores basta visitar o site da NS. Tendo Amsterdam como exemplo, uma passagem ida e volta pode custar de 15 a 25 euros ida e volta, dependendo dos descontos. Mas atenção! Há condições especiais para usufruir dos descontos, e nem adianta bancar o esperto e tentar comprar com descontos sem o cartão, pois já vi gente ser convidada a se retirar do trem ou pagar altas multas pelo não cumprimento das regras.
Desconto em passagens: É preciso fazer o cadastro nesse site para descontos.
http://www.ns.nl/en
Outro site de passagem:
https://www.discoverholland.com/
De trem também é possível viajar para outros países, o mais indicado é o site NShispeed, e com antecedência dá para comprar passagens também a preços baixos, como por exemplo o trajeto Ede-Wageningen – Bruxelas, que pode sair até por 29 euros ida e volta. Bruxelas, aliás, é um bom roteiro por se tratar de uma viagem que pode ser feita em um ou dois dias, assim como Colônia na Alemanha, que está a apenas duas horas de Wageningen e na promoção chega a custar 30 euros por pessoa ida e volta. Viagens para cidades como Paris, Londres e Berlim já começam a apresentar preços mais salgados quando feitas de trem, assim é preciso mensurar a relação custo-benefício-tempo de viagem, para definir qual a melhor formar de viajar. Contudo, com uma boa antecedência de compra (2 meses), uma viagem de Ede-Wageningen para Londres pode sair até por 99 euros. Não custa lembrar que todos os valores acima referem-se a tickets na segunda classe, mas se o viajante quiser mais comodidade, pode pagar um pouco a mais para não correr o risco de viajar em pé. Como?! Em Pé? Isto mesmo, a segunda classe aqui é lotada e não tem lugar reservado, especialmente em dias úteis, assim prepare-se para a possibilidade de viajar em pé ou sentado nas escadarias.
Site passagens de trem internacional: https://www.nsinternational.nl/en
Para passeios legais na Holanda mesmo: http://zh.clicrbs.com.br/rs/vida-e-estilo/viagem/noticia/2016/08/cinco-cidades-para-conhecer-a-holanda-alem-de-amsterda-7278011.html
Para onde devo ir de avião:
Mas dependendo do destino, uma viagem de ônibus ou de trem pode ser muito cansativa ou requererá muito tempo e paciência. Para estes casos vale a pena considerar as viagens aéreas, especialmente nas chamadas low costs, que apresentam excelentes preços, mas requerem um cuidado extremo com as “entrelinhas” para não se pagar além do previsto. Neste item a primeira Cia aérea que vem à mente e ao bolso é Ryanair, onde se é possível adquirir passagens por menos de 10 euros por trecho (compradas com muita antecedência). Porém a Ryanair tem suas regras consideradas extremistas, se você sair da linha, excedendo os limites da bagagem de mão ou simplesmente não imprimindo seu e-ticket, pode perder de 40 a 60 euros num piscar de olhos. O segredo de viajar numa low cost é seguir as regras do jogo e parar de pensar que para tudo tem jeitinho. Tudo que sai da regra para eles é lucro. A Ryanair não é nada mais do um ônibus que voa, com o agravante que não há numeração nas poltronas – entrou, corra e pegue seu lugar. Outra coisa, se quiser algo dentro do avião, pague! Vale observar que para embarcar pela Ryanair é preciso ir a Eindhoven (30 euros ida e volta a partir de Ede-Wageningen).
Site: https://www.ryanair.com/pt/pt/
Mas nem só de Ryaniar vivem as low costs, segue uma relação das principais empresas na Europa, com atenção especial para holandesa Transavia (que segundo dizem é patrocinada pela KLM) onde os preços são um pouco mais altos, mas há várias possibilidades de pagamento, inclusive via iDeal (pagamento online). Pessoalmente dou preferência aos vôos a partir da Schiphol - Aeroporto de Amsterdam que é considerado o melhor do mundo (27 euros ida e volta da Estação Ede-Wagenigen), mas deve-se analisar caso a caso.
Site: https://www.transavia.com/
Site que tem muitas dessas informações:
http://estagioemwageningen.blogspot.com.br/2011/10/
Nenhum comentário:
Postar um comentário